Connect with us

Mercado de Trabalho

Piracicaba fecha o ano de 2018 com saldo positivo de emprego

Rafael Fioravanti

Published

on

De acordo com dados divulgados pelo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o município de Piracicaba apresentou saldo positivo de emprego entre janeiro e dezembro de 2018 — foram 698 contratações com carteira assinada. O número reflete uma melhoria na economia do país.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

“É um sinal positivo para a entrada em 2019, com força para a recuperação econômica”, comentou Evandro Evangelista, secretário municipal do Trabalho e Renda. Ele enxerga os números como um sinal de que a economia voltou a se recuperar, conforme registrado em todo o Brasil.

No que concerne ao cenário da administração pública, Piracicaba também conseguiu saldo positivo em 2018. Foram 286 contratações. A mesma coisa ocorreu na agropecuária e em serviços, que tiveram, respectivamente, saldo positivo de 34 e 31 vagas.

“São boas as expectativas para 2019. Ao analisar o último ano, a indústria de transformação gerou 2.610 empregos em todo o Brasil. Os postos de trabalhos registrados pelo setor em Piracicaba representam mais de 43% do índice nacional. O número mostra que nossa cidade tem conseguido driblar a crise econômica”, conclui Evangelista.

Cenário nacional

Após três anos seguidos com fechamento de postos de trabalho, 2018 registrou um novo rumo. No Brasil, foram criadas 529.554 vagas com carteira assinada. O setor que gerou o maior saldo positivo de empregos formais foi o de serviços, com 398,6 mil, seguido pelo comércio, com 102 mil.

A oferta de emprego cresceu em todas as regiões. O Sudeste teve 251 mil novas vagas; a região Sul, mais 100 mil. O Nordeste apresentou 80 mil contratações; o Centro-Oeste, 66 mil; e a região Norte, 28 mil.

São Paulo foi o estado que mais gerou empregos (146,6 mil), seguido por Minas Gerais (81,9 mil) e Santa Catarina (41,7 mil).

Rafael é formado em jornalismo pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.