Connect with us

Notícias

Caixa Econômica Federal comemora 158 anos em 12 de janeiro de 2019

Fernanda Maestro

Published

on

A Caixa Econômica Federal comemora 158 anos neste sábado, 12 de janeiro de 2019. Em Piracicaba, membros da nação real Piracicaba, registraram uma fotografia com a Bandeira da Monarquia e um quadro com o retrato de Dom Pedro II.

Foto: Luís Gustavo

Fundação da Caixa

A instituição foi criada em 12 de janeiro de 1861 pelo Imperador Dom Pedro II com o nome Caixa Econômica da Corte. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial.

Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores. Deste modo, a Caixa rapidamente passou a ser procurada pelas camadas sociais mais populares, incluindo os escravos, que podiam economizar para suas cartas de alforria. Assim, desde o início, a empresa estabeleceu seu foco no social.

Dom Pedro ll, foi um grande visionário, incentivador das artes, da ciência, das pesquisas e principalmente da educação. Reinou sobre o Brasil com princípios modernos.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.