Piracicaba fecha ano com mais de duas mil novas vagas de emprego

Piracicaba fecha ano com mais de duas mil novas vagas de emprego

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho, registrou a criação de 2.051 novas vagas de emprego em Piracicaba em 2018. Somente no mês de novembro foram gerados 335 novos postos, 46 a mais se comparado ao mês de outubro, que ficou em 289. Os números mostram a tendência de crescimento dos empregos formais no município.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

O comércio foi o setor que mais contratou devido às vendas de final de ano, seguido pelo setor de serviços e o industrial, enquanto o setor agropecuário, com o final da safra, provocou demissões.

Após os anos críticos de 2014 e 2015, os meses de novembro de 2016 e 2017 tiveram saldo positivo, com maior crescimento em 2018. No acumulado do ano ocorreu a inversão negativa do período 2014/2015, sinalizando um melhor desempenho da economia piracicabana.

O prefeito Barjas Negri sinalizou que essa tendência positiva deverá ser mantida em 2019, uma vez que diversas empresas estão fazendo novos investimentos e devem repor estoques durante o ano.

Qualificação

Para atender a demanda, a administração, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), garante a qualificação de trabalhadores. Ao longo dos últimos anos, a Semtre firmou parcerias com a Sert (Secretaria de Emprego e Relação do Trabalho) do Estado. De acordo com a secretaria, apenas pelo PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) foram capacitadas 2.700 pessoas em nove lotes de cursos – as aulas ocorreram em 2017 e 2018.

A Pasta também realiza o programa Time do Emprego. Em 2018, foram 130 participantes em seis diferentes turmas. Destes, 16 foram reinseridos no mercado de trabalho.

Ainda com foco na qualificação, a Semtre atuou em parceria com empresas e instituições de ensino, entre elas com a Escola Técnica (Etec), na realização de dez diferentes cursos. Entre eles, cursos de inglês, segurança do trabalho e libras.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

 

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

enquete bbb, enquete bbb19, pesquisa piranot, enquete bbb 2019, enquete big brother, paredão bbb, enquete paredão bbb

 

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também