Connect with us

Mercado de Trabalho

Piracicaba fecha ano com mais de duas mil novas vagas de emprego

Fernanda Maestro

Published

on

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho, registrou a criação de 2.051 novas vagas de emprego em Piracicaba em 2018. Somente no mês de novembro foram gerados 335 novos postos, 46 a mais se comparado ao mês de outubro, que ficou em 289. Os números mostram a tendência de crescimento dos empregos formais no município.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

O comércio foi o setor que mais contratou devido às vendas de final de ano, seguido pelo setor de serviços e o industrial, enquanto o setor agropecuário, com o final da safra, provocou demissões.

Após os anos críticos de 2014 e 2015, os meses de novembro de 2016 e 2017 tiveram saldo positivo, com maior crescimento em 2018. No acumulado do ano ocorreu a inversão negativa do período 2014/2015, sinalizando um melhor desempenho da economia piracicabana.

O prefeito Barjas Negri sinalizou que essa tendência positiva deverá ser mantida em 2019, uma vez que diversas empresas estão fazendo novos investimentos e devem repor estoques durante o ano.

Qualificação

Para atender a demanda, a administração, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), garante a qualificação de trabalhadores. Ao longo dos últimos anos, a Semtre firmou parcerias com a Sert (Secretaria de Emprego e Relação do Trabalho) do Estado. De acordo com a secretaria, apenas pelo PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) foram capacitadas 2.700 pessoas em nove lotes de cursos – as aulas ocorreram em 2017 e 2018.

A Pasta também realiza o programa Time do Emprego. Em 2018, foram 130 participantes em seis diferentes turmas. Destes, 16 foram reinseridos no mercado de trabalho.

Ainda com foco na qualificação, a Semtre atuou em parceria com empresas e instituições de ensino, entre elas com a Escola Técnica (Etec), na realização de dez diferentes cursos. Entre eles, cursos de inglês, segurança do trabalho e libras.

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

 

Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

enquete bbb, enquete bbb19, pesquisa piranot, enquete bbb 2019, enquete big brother, paredão bbb, enquete paredão bbb

 

 

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.