A Black Friday (época que as lojas vendem seus produtos com grandes descontos) é um dos períodos mais esperados do ano. Embora apareçam por aí muitas promoções tentadoras, é importante ficar de olho para não cair em golpes!
A fim de alertar os consumidores, o Procon Piracicaba preparou uma série de orientações para que a Black Friday seja aproveitada da forma mais benéfica possível, sem dores de cabeça. De todas as orientações, a mais importante é que o consumidor não se iluda com grandes descontos.
Caso o consumidor, ao adquirir algum produto, perceba que foi vítima de enganação ou “descontos falsos”, basta levar os comprovantes de compra ao Procon Piracicaba e apresentar uma queixa. O órgão fica no Térreo 2 do Centro Cívico. Feito isso, os fiscais tomarão as devidas providências com as lojas.
Outro ponto importante: cuidado em compras pela internet. “Antes de clicar, sempre desconfie, pois você pode ser vítima de fraude. Preços muito abaixo da média praticada também são indícios de fraude”, comenta Sergio Bissolli, procurador jurídico do município.
Orientações do Procon para a Black Friday
- Controle a ansiedade frente às liquidações anunciadas, fazendo um planejamento do que é preciso adquirir. Não faça gastos desnecessários;
- Faça uma lista dos produtos que precisa ou gostaria de comprar;
- Realize pesquisa de preços de forma bem ampla: pesquise na internet em vários sites diferentes e em estabelecimentos físicos também;
- Além do preço, pesquise também a forma de pagamento, já que é muito comum grandes descontos para pagamento à vista, em dinheiro, ou direto no cartão em uma única parcela;
- Verifique as condições de venda do produto (prazo da garantia, prazo de entrega, despesas adicionais, como frete etc), direito de arrependimento ou cancelamento;
- Guarde o folheto ou print screen (foto da tela do computador ou celular) com a demonstração da compra (dados do produto, valor, confirmação da compra, número do pedido, prazo de entrega etc);
- Procure por sites seguros, principalmente se a compra for feita pela internet, pesquise a idoneidade da loja (a identificação da loja – razão social, CNPJ, endereço e canais de contato).
- Verifique ainda se a empresa possui endereço físico; se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca etc. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon, no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça ou no site do Reclame Aqui, para verificar a reputação da loja;
- Jamais faça transações online em computadores desconhecidos (lan house, cyber cafés, máquinas ou redes públicas), pois eles podem não estar adequadamente protegidos;
- Consulte o site do Procon-SP — www.procon.sp.gov.br –, onde há uma lista com cerca de 500 sites que devem ser evitados.