Conecte-se conosco

Cultura

Estação da Paulista exibe curtas-metragens de animação neste domingo (28)

Fernanda Maestro

Published

em

Piracicaba é uma das centenas de cidades do Brasil que aderem anualmente, ao Dia Internacional da Animação, celebrado em 28 de outubro. Neste dia, a partir das 19h30, o Armazém da Cultura Maria Dirce de Camargo, na Estação da Paulista exibirá vários curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais para todos os públicos. Programação completa no site http://www.abca.org.br/dia/filmes-selecionados-dia-2018/. A entrada é franca.

Foto: Divulgação

O evento simultâneo acontecerá este ano, em mais de 200 cidades em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com filmes divididos em mostras infantis e para o público adulto.

A ação organizada pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) tem por objetivo, difundir o gênero e alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, por meio do intercâmbio com outros países.

O projeto internacional é viabilizado por leis de incentivo e editais do Ministério da Cultura e Secretaria do Audiovisual, via Fundo Nacional da Cultura. Em Piracicaba, o “Dia” conta pelo sétimo ano consecutivo, com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e da Célula MISP (Museu da Imagem e do Som).

Dia Internacional da Animação

No dia 28 de outubro de 1892, três anos antes do Cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere, Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa foi a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo.

Para comemorar a data, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002, o “Dia Internacional da Animação”, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais a ela filiados. O “Dia” é o maior evento simultâneo do gênero do mundo e atingiu em 2017, mais de trinta países.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Advertisement
Clique para comentar

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS LIDAS

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.