Conecte-se conosco

Cultura

Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta ABC do Dó Ré Mi no Teatro do Engenho

Fernanda Maestro

Published

em

O espetáculo infantil ABC do Dó, Ré, Mi une música, humor, conhecimento e teatro e uma única apresentação. Criada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), a montagem reúne 18 instrumentistas, um maestro e um ator cômico e é indicada para todas as idades.

Foto: Rodrigo Alves

Nesta quinta-feira (25), às 20h, o público poderá apreciar o espetáculo no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho de Piracicaba, localizado na Avenida Maurice Allain, 454. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir de uma hora de antecedência.

ABC do Dó Ré Mi

O roteiro do ABC do Dó Ré Mi começa com os músicos em uma típica apresentação sinfônica. Até que um espectador inconveniente e cheio de dúvidas interrompe a performance para fazer seus questionamentos. Ele sai da plateia, invade o palco e tenta convencer o maestro, de todas as formas, de que possui aptidão para reger o grupo.

A partir do diálogo entre o ator, o maestro e os músicos, as crianças descobrem como uma orquestra pode ser versátil e aprendem sobre o papel de um maestro na orquestra e os gestos usados na regência. Instrumentos de brinquedo também são incorporados às cenas, para aumentar ainda mais a descontração.

Os músicos apresentam ainda canções conhecidas do público infantil, como os temas musicais do videogame Mario Bros, dos desenhos A Pantera Cor-de-Rosa e Pica Pau, da animação Frozen, além de Marcha Soldado e Cai, Cai, Balão. As crianças ouvem também a peça Suíte dos Comediantes, escrita em 1940 pelo compositor russo Dmitry Kabalevsky.

A apresentação dura 50 minutos e traz no elenco o ator Romualdo Sarcedo, que há mais de 20 anos trabalha com o teatro infantil, e o violinista Luis Fernando Dutra, intérprete do maestro no espetáculo. Os 18 instrumentistas estão divididos em sete cordas, quatro madeiras, quatro metais, um tímpano, uma percussão e um piano.

O ABC do Dó, Ré, Mi é fruto de convênio entre a OSP e a Secretaria Municipal de Educação e tem o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). Ele é realizado todos os meses, de março a dezembro, exceto nas férias escolares, em duas sessões agendadas para crianças da rede municipal. Do início da sua realização, em 2016, até dezembro deste ano, serão contemplados aproximadamente 15 mil alunos.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Advertisement
Clique para comentar

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS LIDAS

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.