Esalq promove exposição e palestra com o tema "Insetos: amigos ou inimigos?"

Esalq promove exposição e palestra com o tema “Insetos: amigos ou inimigos?”

Neste sábado (20), acontecerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) o evento “Insetos: amigos ou inimigos?”. A atividade integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 em Piracicaba e ocorrerá no departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq, das 9h às 12h.

Foto: Reprodução

Na programação, estão previstas uma exposição de insetos coordenada pelo professor Alberto Soares Correa e a palestra “Importância das abelhas para o meio ambiente e a agricultura”, conduzida pela pós-doc Denise Alves.

Sobre sua palestra, Denise lembra que o processo de polinização é realizado por abelhas, que beneficiam cerca 85% das culturas agrícolas globais utilizadas na alimentação humana. “Esse benefício é refletido na produção de frutos maiores, mais pesados e vistosos, com maior número de sementes, maior teor nutricional, agregando valor de mercado e traduzindo em lucro direto ao produtor”. Segundo a pesquisadora, esse processo tem valor econômico estimado em US$ 235-577 bilhões anuais. “Assim, a segurança alimentar e nutricional, a diversidade e a estabilidade dos preços dos produtos agrícolas dependem fortemente das abelhas como agentes polinizadores. Dessa forma, esta palestra visa apresentar um quadro sobre como os polinizadores são essenciais para a agricultura e a produção de alimentos e a manutenção da biodiversidade”.

A visita à exposição e a entrada para a palestra são gratuitas. A Esalq está localizada na Avenida Pádua Dias, 11, Piracicaba (SP).

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também