Conecte-se conosco

Notícias

Prefeitura de Piracicaba inicia construção de ossário no Cemitério da Vila Rezende

Fernanda Maestro

Published

em

A Prefeitura deu início nesta terça-feira (09) à construção de um ossário no Cemitério Municipal Vila Rezende. A estrutura, que terá 430 compartimentos, servirá para abrigar os restos mortais que estão sepultados em túmulos considerados abandonados. A medida tem como objetivos facilitar a manutenção do campo santo e ganhar espaço no cemitério, onde hoje estão sepultadas mais de 29 mil pessoas. A obra está orçada em R$ 55 mil.

Foto: Eleni Destro

De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), responsável pela gestão dos cemitérios municipais, o ossário será construído em blocos de concreto e lajes maciças em concreto armado, com 430 unidades de compartimentos nas dimensões de 39cm de largura x 39cm de altura x 79cm de profundidade, distribuídos em cinco pavimentos. Cada compartimento tem capacidade para abrigar os restos mortais de três a cinco pessoas, dependendo da idade (criança ou adulto).

Hoje, os restos mortais retirados das sepulturas abandonadas são enviados ao Ossário Municipal, que fica no Cemitério da Saudade. Com o novo ossário, esse translado não será mais necessário.

A falta de espaços nos cemitérios é um problema que vem sendo enfrentado pela administração de diversas formas. A primeira delas foi a assinatura dos decretos 16805/16 e 17035/17, que estabelecem prazo para que os concessionários das sepulturas que estão abandonadas manifestem interesse na manutenção da concessão. Após a criação desses decretos, foram retomadas cerca de 600 sepulturas. Outra foi a execução de um cemitério vertical, que hoje conta com dois blocos com 120 gavetas cada e, agora, a construção do ossário, os dois no Cemitério da Vila Rezende.

Foto: Eleni Destro

Foto: Eleni Destro

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Advertisement
Clique para comentar

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS LIDAS

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.