Sema instala horta comunitária em mais um bairro de Piracicaba (SP)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), instalou no bairro Altos do Água Branca uma nova horta comunitária. O objetivo é oferecer o cultivo de verduras e legumes em áreas públicas. O projeto incentiva a geração de renda à famílias carentes e evita que áreas públicas sejam invadidas ou alvo de descarte irregular de lixo.

Foto: Sema

Em algumas semanas, voluntários da Associação de Moradores do Bairro Água Branca (Amabi) darão início ao plantio de verduras com mudas oferecidas pela Sema. No local, a equipe da secretaria já executou a limpeza dos 4.000 metros de área, gradeou e formou mais de 40 canteiros.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, explicou que o trabalho nas hortas comunitárias ocuparão quase que a totalidade de áreas disponíveis no município. “Nossa intenção é beneficiar a comunidade, complementando inclusive o cardápio de instituições instaladas nas regiões onde as hortas estão inseridas. A equipe técnica da Sema oferece o trabalho de limpeza, cercado e orientação dos melhores produtos para cultivo nesses espaços. Na medida do possível, fornece inclusive as mudas”, afirmou Gimenez.

O secretário destacou ainda um outro importante fator: as visitas de crianças de escolas públicas e particulares da região que, poderão também, participar do plantio de algumas hortaliças e obter conhecimento de práticas agrícolas.

De acordo com o presidente da Amabi, Anízio Silva dos Santos, cerca de dez famílias serão responsáveis pelo cultivo de alface, rúcula, couve, cheiro verde e alguns legumes, como quiabo e cenoura. “A horta ficará sob responsabilidade da associação e será de grande importância para os moradores do bairro. Estamos acompanhando outras hortas que o prefeito Barjas Negri e o secretário da Sema, Waldemar Gimenez, implantaram na cidade e estamos empolgados para iniciar nosso plantio”, disse Santos. Segundo ele, a ideia é doar alimentos para as escolas municipais e estaduais dos bairros e também gerar renda para as famílias que trabalharão na terra.

Hortas que já estão produzindo

Os bairros Jardim Oriente, Altos do Serra Verde , Gilda e Jardim Algodoal também foram contemplados com o projeto e já deram o pontapé inicial para o cultivo de verduras e legumes em prol da comunidade.

 

Informar Erro
Leia também