Conecte-se conosco

Notícias

Atenção Básica inicia ações de prevenção ao câncer no Outubro Rosa

Fernanda Maestro

Published

em

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica de Piracicaba estão realizando, desde esta segunda-feira (01), atividades referentes à prevenção de câncer de mama e colo de útero. A estratégia integra a Campanha Nacional de Prevenção Outubro Rosa e visa ampliar as agendas de exames diagnósticos, como papanicolau, autoexame de mama e mamografia, além de ações complementares de conscientização sobre o problema, como palestras, roda de conversa, caminhadas, atividades de beleza, café da manhã comunitário e sorteio de brindes.

Foto: Reprodução

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o cânceres femininos, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços preventivos, de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. “O câncer é uma doença que acomete de 20% a 25% da população. No entanto, com o diagnóstico precoce do câncer de mama, as chances de cura são elevadas, chegando a 95%. No caso do câncer de colo de útero, chegam a 100%. Por isso a importância dessas ações para que a população se sensibilize e procure as unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde Dr. Pedro Mello.

Para a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonini, as ações realizadas nos territórios buscam aproximar a comunidade local e fortalecer o relacionamento com as unidades de saúde, o que possibilita um trabalho mais intenso de conscientização e prevenção dos cânceres que acometem as mulheres, com a participação de toda a equipe. “Ano a ano nossa rede tem tido um olhar especial para o tema, com envolvimento de todos os profissionais da saúde, que se empenham para aprimorar cada atividade, com resultados surpreendentes”, disse ela.

A coordenadora ressalta a parceria com a Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas “Wilma Godoy de Almeida” (Rua José Pinto de Almeida, 824 – Alto), que acolhe mulheres com diagnóstico de câncer de mama, oferta serviços de nutrição, fisioterapia, doação de perucas e lenços e dividem a vivência frente às dificuldades encontradas. Profissionais da Rede de Atenção Básica visitarão a associação nos dias 03, 04 e 05 de outubro para conhecer e encaminhar mulheres ao serviço. Nos dias 19 e 20, a entidade ofertará cerca de 500 exames de mamografia e papanicolau, das 8h às 17h, de acordo com critérios clínicos.

A partir de quinta-feira, 04 de outubro, a unidade móvel da Associação Ilumina também começa suas atividades em Piracicaba. A previsão é realizar 500 exames de mama ao longo do mês. A carreta ficará instalada ao lado de onde está sendo construído o Hospital de Amor, no bairro Cecap. Serão atendidas pacientes previamente cadastradas para o exame na rede pública do município, com idade entre 50 e 69 anos.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Atualmente, integra a equipe dos jornais PIRANOT e PORJUCA.

Advertisement
Clique para comentar

Qual sua opinião?

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS LIDAS

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.