Sete morcegos já foram diagnosticados com raiva neste ano em Piracicaba (SP)

Sete morcegos já foram diagnosticados com raiva neste ano em Piracicaba (SP)

Sete morcegos foram diagnosticados com raiva neste ano em Piracicaba (SP). Jardim Europa, Vila Rezende, Javary I, Caxambu, Castelinho, Centro e Jardim Monumento são os bairros onde eles foram encontrados. Do total, apenas um frugívoro e os demais, insetívoros. Ao todo, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu e encaminhou 190 animais ao CCZ de São Paulo para análise.

Foto: Arquivo

Em 2017, outros oito morcegos foram diagnosticados com a doença, recolhidos nos bairros Parque Orlanda, Glebas Califórnia, Vila Fátima, Algodoal, Bairro Alto, Jupiá e Centro. De acordo com o médico veterinário do CCZ, Paulo Lara, é importante observar que os morcegos doentes não estavam restritos a uma região específica, mas espalhados por toda a cidade. “O que exige cuidado especial com os animais domésticos, para que sejam imunizados contra a doença”, disse o veterinário.

A orientação, portanto, é que cães e gatos que tiveram contato com morcegos devem ser vacinados imediatamente. No canil do CCZ, localizado na Rua dos Mandis, s/nº, bairro Jupiá, a vacina é gratuita e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e aos sábados, das 8h30 às 10h30 e das 12h às 14h30.

Neste ano, a campanha de vacinação antirrábica na área urbana acontecerá de 15 de setembro a 10 de novembro, e a meta da Secretaria de Saúde é vacinar 27 mil animais, entre cães e gatos. Serão 162 postos de vacinação, em nove sábados. De acordo com o CCZ, este ano serão 10 postos a mais em relação a 2017.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também