Parque Natural de Piracicaba completa 10 anos neste sábado (11)

Publicado no dia 09/08/2018 às 11:44Por: Fernanda Maestro

O Parque Natural Municipal de Santa Terezinha – Chico Mendes, popularmente conhecido como Parque da Cidade, completa neste sábado (11), dez anos de sua criação.

O Parque foi implatado em 2008 pela Prefeitura de Piracicaba e possui uma área de aproximadamente 40 hectares, protegida pela Lei 10.845 de 11/08/2004. Está localizado na confluência dos rios Piracicaba e Corumbataí, no bairro Santa Terezinha. A área é uma importante unidade de conservação ambiental.

As primeiras tentativas de intervenção no local começaram em 2000, mas somente mais tarde as obras puderam ter início. Um novo plano de ocupação foi elaborado e em 2006, aconteceram as primeiras ações de recuperação do ambiente natural (solo, plantas, animais e água), restaurando a paisagem e contribuindo para o controle da poluição.

Para a sua criação, o projeto do Parque foi submetido à aprovação de órgãos ambientais do Estado, além de acompanhamento do Instituto Florestal e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Em virtude de exigência da legislação para sua implantação, foi necessário a elaboração de um plano de manejo após o levantamento de toda a fauna e flora do local, o que demandou aproximadamente três anos de trabalho, pesquisa, estudo e elaboração de documentos.

Muitos outros processos foram executados ao longos dos anos para que o Parque pudesse ser concluído com êxito e inaugurado em 2008.

Durante a cerimônia de inauguração do Parque Natural, uma ‘cápsula do tempo’ foi depositada com a lista de presença e outros documentos, como os jornais do dia com alusão à obra e a planta do projeto. No encerramento do evento, foi plantada a primeira das 40 mil mudas de árvores, uma muda da espécie Pau Brasil.

Por ser uma unidade de conservação, o Parque Natural que completa dez anos amanhã, tem uma vocação para Educação Ambiental, pesquisa científica e para lazer passivo da comunidade, tais como caminhadas e observação da natureza.

Foto: Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba)

Serviço

Parque Natural:

Local: Rodovia Geraldo de Barros, Santa Terezinha.
Descrição: Unidade de Conservação de Proteção Integral também conhecido como Parque da Cidade.

Mais PIRANOT e PORJUCA para você:


>>> Receba alertas de notícias na tela do seu celular. Instale o app do PIRANOT clicando aqui.
>>> Envie informações e reclamações do seu bairro/cidade. No grupo de interação do PIRANOT / PORJUCA você tem voz. Clique aqui e acesse.
>>> Continue lendo as notícias de Piracicaba acessando, diariamente, o www.piranot.com
>>> Leia o nosso conteúdo nacional acessando nosso novo projeto, o PORJUCA. O endereço é www.porjuca.com
>>> Assista aos vídeos das nossas reportagens no Youtube: clicando aqui.
>>> Nós estamos no Twitter. Clique aqui e nos siga! (@piranot_porjuca)