11ª Festa do Vinho acontece este final de semana, em Piracicaba

Publicado no dia 12/06/2018 às 09:41Por: Rafael Fioravanti

Acontece neste final de semana, em Piracicaba, a 11ª edição da Festa do Vinho de Santana. O evento tem início nesta sexta-feira (20), às 20 horas, e segue até o domingo (17). A programação do evento inclui atrações musicais, vinho artesanal produzido no próprio bairro, comidas típicas e apresentações de danças trentino-tirolesas. A entrada é gratuita.

A festa já faz parte do calendário cultural de Piracicaba. O objetivo é mostrar ao público as tradições da comunidade trentino-tirolesa, por famílias que se estabeleceram no local no final do século XIX, após deixarem o Tirol, no extremo norte da Itália (então Áustria).

“Nossa expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas e apresentar aos visitantes os nossos vinhos artesanais, produzidos pela comunidade, além da cultura, dança e culinária, com os famosos pratos colonial, canederli, crauti, cucagna, grostoli, strangolapreti e muitos outros”, comenta Dirce Vitti, moradora do bairro e uma das organizadoras do evento.

Maria Emília, outra moradora do bairro, ressalta: “Queremos uma festa familiar, com a presença de adultos e crianças. Nossa comunidade é assim. Contamos hoje, com mais de 860 moradores, uma grande família que trabalha em conjunto”.

Cronograma da 11ª Festa do Vinho de Piracicaba

Na sexta-feira (15), após a abertura oficial com a participação da rainha e embaixatriz da festa, haverá apresentação desses grupos, show com a Banda V4, jantar com o prato colonial e comes e bebes.

No sábado (16), a animação do evento fica com a banda La Polline.

No domingo (17), será realizada missa, almoço, música e interatividade com Mississipi Jazz Band. Neste dia, devido ao início da Copa do Mundo, a comunidade disponibilizará um telão para a transmissão do jogo Brasil X Suíça.

Na festa serão servidos em garrafas plásticas, os vinhos seco, suave, tinto, branco e rosê. Os Merlot, Cabernet e espumante estarão disponíveis em garrafas de vidro, apenas para viagem.

A Festa do Vinho de Santana

A festa começou em 2008, quando a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santa e Santa Olímpia (Coopervin), organizou um almoço que contou com a presença de mais de 1,000 pessoas. Os cooperados cultivam parreiras que produzem 20 mil litros de vinho por ano — cerca de 10 mil garrafas — seco e suave, tinto, branco e rosê.

A Festa do Vinho de Santana é uma parceria da Associação de Moradores do bairro e do Circolo Trentino de Piracicaba com a Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur).

Programação:

Sexta-feira (15)
20h – Abertura oficial, apresentação de rainha e embaixatriz
21h – Grupos de dança típica
22h – Banda V4
Comes e bebes / jantar com o Prato Colonial

Sábado (16)
19h30 – A presentação da rainha e embaixatriz
20h – Grupos de dança
22h – Banda La Polline

Domingo (17)
9h30 – Missa
10h30 – Almoço com Prato Colonial e comes e bebes
Música e interatividade com Mississipi Jazz Band
13h – Apresentação de rainha, embaixadora e grupos de dança
15h – Transmissão ao vivo Brasil X Suiça (telão)
Animação com Banda Nostalgia / Comes e bebes

Foto: Divulgação.

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.