Índice de Confiança do Consumidor Piracicabano aumenta no mês de maio

Publicado no dia 25/05/2018 às 15:00Por: Rafael Fioravanti

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado de forma mensal pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio), subiu novamente neste mês de maio. O índice reflete o otimismo do consumidor aqui no município.

Neste mês, o órgão registrou aumento na comparação com abril (3,4%), e também em relação ao mesmo mês do ano passado (11,3%), chegando a 117,3 pontos. A pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a assessoria econômica da Fecomercio/SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), o Índice de Confiança do Consumidor de Piracicaba subiu por conta da melhora na percepção em relação às condições econômicas atuais, que voltou a ultrapassar a barreira dos 100 pontos. Na segmentação por renda, há destaque o forte crescimento no caso dos consumidores com renda familiar de até 10 salários mínimos — contudo, em relação às expectativas futuras, a percepção chega a ser negativa para as famílias com ganhos superiores a 10 salários mínimos.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) subiu 9,2% no mês e 51,3% na comparação com maio/17, chegando a 100,6 pontos. Já o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) subiu 0,7% no mês, mas recuou 2,2% em relação ao ano passado, somando 128,4 pontos.

Índice de Confiança do Consumidor

O índice é apurado mensalmente pelo Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba (Sincomércio Piracicaba) de acordo com dados coletados com 601 consumidores no município. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Mais PIRANOT e PORJUCA para você:

>>> Receba alertas de notícias na tela do seu celular. Instale o app do PIRANOT clicando aqui.
>>> Envie informações e reclamações do seu bairro/cidade. No grupo de interação do PIRANOT / PORJUCA você tem voz. Clique aqui e acesse.
>>> Continue lendo as notícias de Piracicaba acessando, diariamente, o www.piranot.com
>>> Leia o nosso conteúdo nacional acessando nosso novo projeto, o PORJUCA. O endereço é www.porjuca.com
>>> Assista aos vídeos das nossas reportagens no Youtube: clicando aqui.
>>> Nós estamos no Twitter. Clique aqui e nos siga! (@piranot_porjuca)