Conecte-se conosco

Piracicaba

8,685 pessoas foram vacinadas em Piracicaba contra a gripe no sábado (12)

.

Rafael Fioravanti

Published

em

No sábado, 12 de maio (dia que ficou conhecido como o Dia D de combate à gripe), 8.685 doses da vacina foram aplicadas aqui no município de Piracicaba. Simultaneamente, outras 1.539 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela. Com esse número, a cobertura geral para a gripe chegou a 37,92%.

Foto: Arquivo

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Piracicaba, foram vacinados 22.805 idosos, correspondente a 49,34% de cobertura; 5.436 profissionais da saúde, com 44,34% de cobertura; e 2.907 crianças de seis meses a quatro anos de idade, totalizando cobertura de 13,54%.

Ainda não tomou a vacina?

Quem não tomou a vacina, ainda tem tempo para tomá-la. Ao todo, Piracicaba dispõe de 68 unidades da Atenção Básica na zona urbana atendendo de segunda a sexta-feira. Os Centros de Referência em Atenção Básica (CRAB) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendem das 08h às 15 horas. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) atendem das 08h às 16 horas. A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 01 de junho de 2018.

Sobre a doença:

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza e sua transmissão se dá através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão pode acontecer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre, dores no corpo e mal estar. Quem for acometido por algum desses sintomas, deve procurar um médico. Nunca se automedique.

A gripe pode matar e traz perigo a crianças, idosos e doentes crônicos.

Quem pode ser vacinado:

  • Crianças de seis meses a cinco anos de idade;
  • Gestantes (em qualquer idade gestacional);
  • Puérperas (mulheres no período até 45 dias pós o parto);
  • Trabalhador de Saúde (serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade);
  • Professores (todos das escolas públicas e privadas);
  • Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Quem não pode ser vacinado:

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina.

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

Rafael é formado em jornalismo pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

Advertisement

MAIS LIDAS

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.