Conecte-se conosco

Entretenimento

Festa das Nações de Piracicaba começa nesta quarta-feira (16)

.

Rafael Fioravanti

Published

em

A Festa das Nações de Piracicaba começa nesta quarta-feira, 16 de maio, e deve se estender até o domingo, dia 20. Bastante aguardado pela população piracicabana, o evento já faz parte do calendário da cidade quando o assunto é cultura e ajuda social.

Foto: Festa das Nações de Piracicaba (site).

O prefeito Barjas Negri comentou, no lançamento da festa, que a Festa das Nações é uma realidade graças à energia dos voluntários que a realizam. “Há uma quantidade enorme de pessoas voluntárias, que motivam as pessoas a participarem da organização para oferecer ao público cinco dias de gastronomia, de festa e de alegria, que resultam na oportunidade, para as instituições, de arrecadar uma boa parcela de seu custeio anual. Nós, enquanto homens públicos, voluntários e patrocinadores, precisamos, cada vez mais, divulgar a festa e fazer com que, com chuva ou sem chuva, as pessoas saiam de casa e participem. Em 35 anos de festa, eu, Sandra e Godoy participamos de 10 delas. Apanhamos e aprendemos muito e aperfeiçoamos o trabalho para apresentar, a cada ano, a melhor festa. Podem ter certeza que a 35ª será a melhor de todas”, concluiu.

Sandra Negri, presidente do Fussp, agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e anunciou uma novidade: “Neste ano teremos, em dois dias, uma oficina de música, comandada pelo maestro Jonson Oliveira, que envolverá aproximadamente 1.000 crianças das escolas municipais, no Engenho Central, como contrapartida da Lei Rouanet”, comemorou. “Agradeço a todos e espero que vocês e muito mais pessoas prestigiem a Festa das Nações”, convidou.

Marco Antônio Guidotti, presidente da Fenapi, falou pelas instituições. “Para a maioria das instituições a festa representa a grande fonte de receita que complementa os convênios para custear todos os projetos. Este ano, a Festa das Nações começa a ser gerida por uma diretoria eleita pelas instituições de nossa cidade. A ideia é que elas tenham autonomia e maturidade para organizar a festa. Mas devo confessar que, se não fosse o esforço e apoio da Prefeitura nesses anos todos, nada disso seria realidade”, disse.

Programação musical do evento

Quarta-feira, 16. Primeiro dia da festa.
A abertura ficará com a Orquestra de Cordas, formada por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), que se apresenta às 19 horas, antes da abertura oficial do evento (agendada para às 20h, com presença de autoridades e das Rainhas). As Rainhas que representam as nações se apresentarão todos os cinco dias da festa.

Quinta-feira, 17.
Nesse dia, a Orquestra Paulistana de Viola Caipira toca às 19 horas. O grupo, sob formação orquestral, executa músicas exclusivamente ao som da viola de 10 cordas (a viola caipira), tão amada pelos piracicabanos. Seu repertório eclético vai da música caipira de raiz a incursões geniais e inusitadas na música erudita, MPB, world music e new age. Na mesma noite, haverá ainda choro, MPB, jazz, dentre outros ritmos.

Sexta-feira, 18.
O grupo de Violas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre a noite de shows, às 19h, com clássicos da música internacional e popular brasileira. Na mesma noite, haverá ainda a formação de Metais e de Madeiras da OSP.

Sábado, 19.
No sábado, a programação musical começa ao meio-dia, com a apresentação do grupo de Metais da OSP, seguido do Grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba, às 13h. Também no sábado, o público poderá acompanhar o tradicional Grupo de Congada do Divino Espírito Santo de Piracicaba, às 15h; já às 15h30, sobe ao palco o Samba de Lenço. Os shows no sábado devem seguir até às 23h, com música indiana, maracatu, jazz, dança coreana, viola caipira, samba-rock, entre outros.

Domingo, 20. Encerramento da festa.
No último dia de festa, o Grupo de Danças Folclóricas de Santa Olímpia abre o evento às 12 horas, seguido do Grupo de Madeiras, do Grupo de Metais e do Grupo de Cordas da OSP. Às 17 horas, o grupo Água de Vintém — nova geração do choro — faz o encerramento da programação musical com composições autorais e clássicos do gênero.

Festa das Nações de Piracicaba

A Festa das Nações acontece de 16 a 20 de maio de 2018, no Engenho Central da cidade de Piracicaba. Toda a renda será revertida a 21 instituições sociais do município.

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

Rafael é formado em jornalismo pela Universidade Mackenzie, em São Paulo. Possui experiência em redações e editoras literárias. Integra a equipe do jornal PIRANOT desde dezembro de 2017.

Advertisement

MAIS LIDAS

error: Este conteúdo está protegido por direitos autorais.