Piracicaba inicia campanha de combate à tuberculose nesta segunda (5)

Piracicaba inicia campanha de combate à tuberculose nesta segunda (5)

.

Quando o assunto é saúde, a tuberculose deve ser tratada como coisa séria! Atualmente, a tuberculose é uma das doenças mais mortais do mundo, responsável por matar 1,6 milhão de pessoas em 2016, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

É por isso que, até o dia 19 de março, estará acontecendo, em todo o Estado de São Paulo, a Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios (BSR). A campanha visa identificar precocemente os casos de tuberculose.

Piracicaba

Aqui no município, a campanha envolve vários setores da Secretaria da Saúde, como a Vigilância Epidemiológica (VE), o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), o Laboratório Municipal e todas as unidades de saúde da Atenção Básica.

A partir desta segunda (5), todos os postos de saúde estarão abertos, em seu horário normal de funcionamento, para a coleta de material para o exame.

A meta para o combate da doença aqui em Piracicaba segue o parâmetro nacional, que recomenda a investigação em 1% da população ou 5% das consultas de primeira vez — o que representa, aqui na cidade, 200 amostras de coleta de escarro.

Nos últimos anos, a cidade tem superado as expectativas, ficando acima da meta nacional, devido ao engajamento no combate à doença.

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também