Laboratório Municipal de Piracicaba ganha equipamento para análise de tuberculose

Laboratório Municipal de Piracicaba ganha equipamento para análise de tuberculose

.

O Laboratório Municipal de Piracicaba ganhou do Ministério da Saúde uma máquina de última geração para processamento de exames. O prêmio é uma recompensa pelas campanhas de prevenção à tuberculose que o laboratório anda fazendo.

Laboratório Municipal de Piracicaba ganha equipamento para análise de tuberculose.

Fabricado nos Estados Unidos, o equipamento GeneXpert já entrou em funcionamento na semana passada. Ele custa aproximadamente 60 mil dólares e tem capacidade para processar quatro amostras de tuberculose a cada duas horas.

Rapidez no tratamento

O novo equipamento é sinônimo de eficiência no processamento dos resultados. Capaz de processar quatro amostras de tuberculose a cada duas horas, ele vem em combate ao antigo método, onde se tinha de esperar de dois a três dias para processar as amostras.

E as melhoras não param por aí. De acordo com Luiz Mendes, coordenador do Laboratório Municipal, o Ministério da Saúde fornecerá ao laboratório, no segundo semestre deste ano, um kit ainda mais moderno, que permitirá reduzir o tempo de processamento para incríveis 40 minutos.

Paciente esperando menos tempo é sinônimo de eficiência no combate à doença.

“A conquista desse prêmio é uma demonstração de que o trabalho, quando bem feito, traz resultados importantes tanto para a população como para o próprio setor público”, comentou o prefeito Barjas Negri. “Uma máquina com essa qualidade vai possibilitar um trabalho ainda melhor de combate à tuberculose, devido à sua eficiência tecnológica”.

Como funciona o novo equipamento?

O equipamento trabalha utilizando método de PCR, replicando o DNA do bacilo. Mesmo que apenas uma pequena quantidade esteja presente na saliva, já é detectada pelo equipamento.

O equipamento também consegue precisar se o bacilo é ou não resistente à Rifampicina — o antibiótico de entrada no tratamento da tuberculose.

Quer saber em primeira mão o que está acontecendo em Piracicaba? Então clique aqui e baixe nosso aplicativo para celular, assim te manteremos informado.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também