Meu salário vai ser menor ou maior quando eu me aposentar?

Publicado no dia 13/01/2018 às 13:21Por: Redação - PIRANOT / PORJUCA

Um dos principais questionamentos que eu recebo no escritório é em relação ao cálculo das aposentadorias.  Para ser mais exato, a dúvida é bem precisa: “Dr. Matheus, por que eu recebo menos do que estava contribuindo?”. Desde 1999, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não aplica a média de contribuição dos últimos 36 meses. A regra foi implantada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, junto com o fator previdenciário, medidas que fizeram parte da reforma da Previdência Social.

** Esta notícia está disponível também em vídeo. Assista no topo desta página.

Desde então, o cálculo do benefício considera apenas as contribuições realizadas a partir de 1994, e faz uma média das 80% maiores. Desta forma, é necessário que o contribuinte tenha um período longo de boas contribuições, não apenas nos últimos anos antes do direito ao benefício.

É importante ressaltar também, que além da média, é levado em conta o fator previdenciário, ou seja, quanto mais nova a pessoa, menor o valor recebido. Para o Governo, trabalhadores jovens possuem uma maior expectativa de vida e consequentemente receberão a aposentadoria por mais tempo, o que, para o poder público, justifica a diminuição no valor do benefício recebido.

Matheus Erler é assessor previdenciário da Concede Assessoria Previdenciária.

Para tirar mais dúvidas ligue na CONCEDE e agende uma consulta. Diga que você viu aqui no PIRANOT.

Piracicaba:
Rua Governador Pedro de Toledo, 632, Centro. (19) 3422-0018

Rio Claro:

Avenida Três, 245, Ed. Columbia, Centro. (19) 3597-7200

Sumaré:

Rua João Francisco Ramos, 331, Centro. (19) 3396-4950

Para outras localidades, envie um e-mail [email protected].