Câmara desmente entrega de título de ‘Cidadão Piracicabano’ a Lula

.

Foto: Reprodução

A vinda do ex-presidente Lula à Piracicaba na próxima sexta-feira (15), tem deixado os animos alterados nas redes sociais e boatos começam a circular. Um deles fala sobre uma possível homenagem ao petista que seria realizada pela Câmara de Vereadores, o que é mentira.

A vinda de Lula foi noticiada em primeira mão pelo PIRANOT / PORJUCA e visualizada por mais de 100 mil leitores em menos de 24 horas. Ela ocorrerá para um debate sobre a situação da educação no Brasil. Além do ex-presidente, o vereador mais votado de São Paulo em 2016, Eduardo Suplicy, estará no encontro.

Um dos boatos que circulou nas redes sociais desde o final da semana é sobre o Decreto nº 27, aprovado em 2013, que concedeu a Lula o título de cidadão piracicabano. Ele dizia que a Casa de Leis faria oficialmente a entrega. A honraria foi ofertada na época pelo ex-vereador José Antonio Fernandes Paiva, que deixou o PT logo após perder as eleições de 2016.

De acordo com a Câmara, como o vereador não está mais no cargo, para uma entrega oficial seria necessário que um dos atuais parlamentares apresentasse requerimento solicitando autorização do Plenário para a realização de uma reunião solene, o que não ocorreu até o momento. O PT e partidos aliados não consegueriam eleger nenhum nome na última eleição.

MILITÂNCIA – Grupos à favor de Lula se preparam para recepcionar o ex-presidente na sexta-feira em frente ao Teatro São José, próximo à praça no Centro.

A Apeoesp prepara telões para, caso haja muita gente do lado de fora, todos possam acompanhar as falas do ex-presidente que, embora no meio de um ‘furacão’ de denúncias, tem 35% das intenções de voto para as eleições de 2018, segundo pesquisas do Datafolha e Ibope. Nas últimas, Lula e Bolsonaro iriam para segundo turno e o petista voltaria ao Poder Executivo.

É importante lembrar que, mesmo condenado em segunda instância, falta menos de um ano para as eleições e Lula não pode, pela lei, ser impedido de disputar a presidência. Ele também não pode ser impedido de tomar posse, pela curta distância da eleição.

CONTRÁRIOS – Desde o anúncio da vinda do ex-presidente, diversas pessoas protestaram contra nas redes sociais do PIRANOT. Alguns até apoiaram, ‘na brincadeira’, atentados contra a vida do politico, condenado em primeira instância por corrupção e formação de quadrilha.

COMÍCIO OU DEBATE? – O fato do encontro da Apeoesp ser apenas com petistas gerou muitas críticas. Lula vem para fazer sua pré-campanha como fez no nordeste ou vai mesmo debater um assunto? Essa pergunta ainda não tem resposta e o que ocorrerá no Teatro São José, a partir das 18 horas de sexta-feira, deve deixar o clima na cidade, berço tucano, ainda mais pesado.

 

Informar Erro
Leia também