Fiéis preparam protesto contra transferência de padre em Piracicaba

Fiéis preparam protesto contra transferência de padre em Piracicaba

.

Foto: Reprodução / Facebook

O anúncio de troca de padres de alguns igrejas católicas da região de Piracicaba indignou alguns fiéis que preparam um protesto na próxima quarta-feira (15).

Ao todo, 12 párocos e administradores paroquiais terão seus lugares de atuação alterados pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason. Isso ocorre normalmente todos os anos. Em 2018, algumas igrejas das cidades de Piracicaba, Rio das Pedras, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Maria da Serra e Ipeúna sofrerão mudanças.

Ocorre que um grupo de fieis são contra a transferência do Padre Edvaldo de Paula Nascimento, do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Nova Piracicaba, e preparam um protesto pacífico. “Vamos nos reunir na quarta-feira a partir das 18 horas na frente do santuário para rezar e pedir ao bispo que não tire o nosso padre”, disse Ricardo L.

Pela página do santuário no Facebook, padre Edvaldo falou sobre o momento. “Sei e sinto o quanto este momento do anúncio da minha transferência de Paróquia entristece aqueles que caminham na toada de Jesus. São longos dez anos de trabalho aqui no Santuário. Tivemos muitos acertos e alguns equívocos. Colaboramos para o Reino de Deus. Incansavelmente falei do amor. Pois é hora propícia para vivê-lo. Faz parte do processo que a cada tempo haja essas mudanças. Renova os ares. É necessário aceitar com mansidão e sabedoria. Nunca se apagará o que de tão bom soubemos viver. Saibamos respeitar as decisões que nunca são tomadas sem oração e reflexão. O que lhes ensinei deve prevalecer. O amor exige respeito e docilidade. Obrigado. Muito Obrigado!”, disse.

As transferências

O comunicado oficial das transferências foi realizado na reunião do Conselho de Presbíteros no dia 9 de novembro e será divulgado no próximo dia 30 de novembro na reunião do clero. Já a posse dos novos párocos deve ocorrer nos meses de janeiro e fevereiro do próximo ano em datas ainda a serem agendadas.

Ainda dentro das mudanças para 2018, padre Danilo Rubia Soares será o novo reitor do Seminário Propedêutico Imaculada Conceição. O atual reitor, padre Paulo Sérgio Carlos irá estudar História da Igreja, em Roma.

Padre Cícero Araújo da Silva exercerá seu ofício como vigário-paroquial na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Piracicaba e Padre Maurício Fernando G. Teodoro será vigário-paroquial da Paróquia São João Batista, em Capivari. Já padre José Jorge Teodoro irá se hospedar no “Centro Âncora” em Curitiba, no Paraná.

Também foi anunciado que após a ordenação diaconal, os seminaristas Rodrigo Stefanini Françóia e Willian Bento exercerão o trabalho pastoral nas paróquias Santa Bárbara, em Santa Bárbara D’Oeste e Imaculada Conceição, em Piracicaba, respectivamente.

Quem são os padres e para onde irão:

– Padre Anselmo Cardoso Martiniano – pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus – Rio das Pedras

– Padre Arlon Niquison Beltrão da Silva – pároco da Paróquia São Lucas – Piracicaba

– Padre Candido Aparecido Mariano – pároco da Paróquia São Francisco de Assis – Rio Claro

– Padre Carlos José Coltri – pároco da Paróquia Santa Maria – Santa Maria da Serra

– Padre Edvaldo de Paula Nascimento – pároco da Paróquia Bom Jesus – Rio Claro

– Padre João Carlos da Cunha – pároco da Paróquia (Santuário) Nossa Senhora dos Prazeres – Piracicaba

– Padre José Ailton Figueiredo – pároco da Paróquia São Pedro – Piracicaba

– Padre José Clementino da Silva – pároco da Paróquia São João Batista – Ártemis – Piracicaba

– Padre Marcelo Roberto Bellato – pároco da Paróquia São José de Tupi – Piracicaba

– Padre Pedro Luís da Silva Rubio – pároco da Paróquia São Sebastião – Santa Bárbara D’Oeste

– Padre Reginaldo Aparecido Brandão – pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ipeúna

– Diácono Florivaldo Bertoletti – administrador paroquial da Quase-Paróquia Santo Antônio – Ajapi, Rio Claro

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também