7º Encontro Nordestino tem gastronomia, música e dança em Piracicaba

7º Encontro Nordestino tem gastronomia, música e dança em Piracicaba

.

Foto: Divulgação

O 7º Encontro Nordestino de Piracicaba acontece entre os dias 07 e 10 de setembro com programação cultural e gastronomia típica. O evento, realizado pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). O objetivo da festa é integrar os nordestinos da cidade e trazer para Piracicaba um pouco do Nordeste.

Com entrada franca, o evento será realizado no entorno do Casarão do Turismo e contará com atrações, como música ao vivo (bandas de forró, duplas sertanejas, grupos de pagode e axé), comidas e danças típicas, danças folclóricas, dança do bumba meu boi, oficina de carimbó, apresentação teatral e quadripira.

Os convidados poderão exeprimentar comidas do Nordeste, como a famosa buchada de bode, caldo de mocotó, tapioca, acarajé, sarapatel, vatapá, baião de dois, bobó de camarão, além dos tradicionais milho verde, pastel, churros, cachorro-quente, crepe e bebidas. Ao todo serão 40 barracas de comidas variadas, espalhadas por toda a festa.

Segundo o fundador do CTN e diretor social do 7º Encontro, Reinaldo Pousa, este evento tem sido sucesso a cada ano. “É possível perceber a crescente aceitação da população piracicabana desde o início desses encontros, em 2011. Esses encontros são marcados pela alegria do povo nordestino, sua cultura e integração”, comenta.

Nos dias 07, 08 e 09, a programação festiva conta com apresentações de axé, duplas sertanejas, forró e quadripira. No domingo, a programação fica por conta das apresentações de danças típicas, oficina de carimbó, bumba meu boi, grupo do Movimento das Comunidades Populares (MCP), apresentação teatral, de acordeon e o grupo Latitude 10.

Sobre o Encontro Nordestino

A 1º edição do Encontro Nordestino foi realizada no Varejão da Paulista, no ano de 2011, inicialmente para comemorar o Dia do Nordestino e por meio da festa, apresentar ao público, costumes e a culinária do Nordeste.

Com o sucesso do ano anterior, a 2ª edição, em 2012, veio cheia de novidades. O evento foi formatado com três dias de festa e houve a mudança do local para a Rua do Porto, no entorno do Casarão do Turismo, um dos pontos turísticos da cidade, sendo este um espaço mais adequados para receber maior quantidade de público. Nesta segunda edição, o evento recebeu cerca de 5.000 pessoas.

A 3ª edição, em 2013, se manteve no entorno do Casarão do Turismo, ainda com três dias de festa, mas com uma praça de alimentação com 25 barracas, cada uma com especialidades diferentes, servindo um cardápio variado e com todos os tipos de comida que se encontra no Nordeste brasileiro, recebendo cerca de 15 mil pessoas.

Já na 4ª edição, em 2014, realizada também no entorno do Casarão do Turismo, foram três dias de festa, com um imenso sucesso de público e grande repercussão na mídia local, recebendo cerca de 25 mil pessoas rotativas e, finalmente, entrando para o calendário da cidade, como uma festa tradicional. Na 5ª e 6ª edições, o evento foi realizado em quatro dias de festa, e uma estimativa de 25 mil pessoas.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 07 de setembro, quinta-feira, das 11h às 23h
Atração especial: Banda Arizona

Dia 08 de setembro, sexta-feira, das 18h às 23h

Atração especial: Luís Cassio e Devair e Zé Leandro e Nazaré

Dia 09 de setembro, sábado, das 11h às 23h
Atração especial: As patroas

Dia 10 de setembro, domingo, das 12h às 20h
Atração especial:Latitude 10

 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também