50 toneladas de resíduos são retirados do Ecoponto Mário Dedini, em Piracicaba

50 toneladas de resíduos são retirados do Ecoponto Mário Dedini, em Piracicaba

.

Foto: Divulgação

O Setor de Gerenciamento de resíduos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente efetuou a limpeza do Ecoponto Mario Dedini nesta segunda-feira (28). A retirada de resíduos dos ecopontos é efetuada de forma sistemática e de acordo com a demanda. Ali, foram retiradas 28,8 toneladas de entulho de construção civil (RCCs) e 24,5 toneladas de outros resíduos como aparas de poda e resíduos que não podem ser reutilizados denominados inertes.

Os ecopontos estão aptos para receber entulho (até 1 m³, de acordo com a lei, mais que isso o munícipe deve contratar uma caçamba); material resultante de poda e capinação (pequenas quantidades), sofás, eletroeletrônicos, pilhas e baterias de celulares, lâmpadas fluorescentes, pneus. Ali não se deve se deve descartar lixo domiciliar apesar de acontecer com frequencia.

A cidade possui hoje em operação 9 ecopontos. O Bairro Mário Dedini conta com dois ecopontos para atender a demanda: o primeiro localizado na rua Antônio Franco de Lima e o segundo na rua dos Topázios. Os dois seguem o modelo padrão, com o fechamento com alambrado, guarita com sanitários, baia coberta para depósito e iluminação.

A escolha dos locais a instalação de ecopontos é determinada pela demanda com o objetivo de minimizar o descarte irregular destes materiais em áreas verdes e APPs, evitando deste modo a contaminação de ribeirões e córregos.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também