191ª Festa do Divino começa neste fim de semana em Piracicaba

191ª Festa do Divino começa neste fim de semana em Piracicaba

.

Foto: Divulgação

O Largo dos Pescadores, na região da Rua do Porto receberá, de 02 a 09/07, a 191ª edição da Festa do Divino Espírito Santo. Uma das mais tradicionais manifestações religiosas-populares da cidade, realizada ininterruptamente desde 1826 sempre às margens do rio, a Festa do Divino é organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo com o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da SemacTur (Secretaria Municpal da Ação Cultural e Turismo).

Cerca de 40 mil pessoas são esperadas em todos os dias do evento, nas programações religiosa e festiva. “A importância da Festa do Divino transcende a questão religiosa. Ela faz parte da própria formação de Piracicaba. É um evento que carrega a história de nossa cidade, a religiosidade e a fé de seus devotos, que manifesta-se de maneira ímpar”, disse a secretária Municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese.

Programação Religiosa começa no dia 02 (domingo), com a Missa e Derrubada de Barcos no rio Piracicaba. Na sequência, entre os dias 03 e 05, acontece a visitação e bênção das casas e realização de missas no Salão do Divino Espírito Santo, no Largo dos Pescadores. No dia 08, ocorre a Procissão do Divino, às 15h, seguido do Encontro das Bandeiras, um dos momentos mais significativos da celebração, seguida de Missa Campal com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli.

O encerramento da programação religiosa ocorre no dia 09, com a Procissão com a bandeira oficial do Divino Espírito Santo seguida de Missa Campal. Os festeiros de 2017, Sr. Eduardo Inforsato e Sra. Valéria Ap. Rioz Inforsato, passarão a bandeira aos Festeiros de 2018, Sr. Roberto e Sra. Rosana Rocha.

Já a Programação Festiva começa no dia 06 (quinta-feira), com jantar (leitoa a pururuca, frango à passarinho, cuscuz e bebidas acompanhada da Noite da Seresta que abre as festividades no Largo dos Pescadores, a partir das 20h, com a Orquestra Piracicabana de Viola Caipira. Na sexta (07), a partir das 20h, ocorre o tradicional Leilão de Prendas intercalado com apresentações musicais da Banda União Operária seguido pelo show pirotécnico, a partir das 22h30.

No sábado, às 14h, ocorre a apresentação da Congada do Divino no Largo dos Pescadores. Mais tarde, às 20h, será servido o Jantar com a apresentação da dupla sertaneja Pedro e Pedrinho. No domingo, último dia de Festa, a programação começa às 11h, com Almoço acompanhado do show da dupla Luís Cassio e Devair. Às 19h, os festejos são oficialmente encerrados com a Salva de Morteiros.

A FESTA – A Festa do Divino acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros. Conta a história que a Festa do Divino foi trazida para Piracicaba com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba.

Em 20 de dezembro do ano passado, a Festa do Divino foi registrada como Patrimônio Imaterial do município. Na solicitação do registro feito ao Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), o Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) justificou seu pedido ao analisar que “o reconhecimento e valorização da Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba é um dos pressupostos para a preservação da mais antiga e de grande expressão manifestação festiva e religiosa da cultura piracicabana”.

Programação da 191ª Festa do Divino de Piracicaba

Programação Religiosa:

Dia 02/07 (domingo) – Derrubada dos Barcos

9h: Santa Missa no Salão de Festas – Pe. Otto Dana

10h – Derrubada e bênção de barcos no Rio Piracicaba

Dias 03 e 04/07 –

13h: Visitação e Bênção das casas na rua do Porto com os Festeiros da Festa

Tríduo Solene – Salão do Divino Espírito Santo

Dia 03/07 – 20h: Missa Primeiro Dia | Pe. João Carlos da Cunha

Dia 04/07 – 20h: Missa com a Bênção do Santíssimo | Pe. Geraldo Campos Penido

Dia 05/07 – 20h: Missa Terceiro Dia | Pe. Paulo Saraiva

Dia 08/07 (sábado) – Procissão do Divino

Encontro de Bandeiras e Solene Missa Campal

15h: Procissão do Divino Espírito Santo e em seguida, no Rio Piracicaba, tradicional “Encontro das Bandeiras””. Missa Campal com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli (Capelão da Festa).

Dia 09/07 (domingo)

09h: Procissão com a bandeira oficial do Divino Espírito Santo, seguido de Missa Campal com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli. Os festeiros de 2017, Sr. Eduardo Inforsato e Sra. Valéria Ap. Rioz Inforsato, passarão a bandeira aos Festeiros de 2018, Sr. Roberto Rocha e Sra. Rosana Maria Rocha.

Programação Festiva:

Dia 06/07 (quinta-feira): Jantar e Noite da Seresta

20h: Jantar – Leitoa, frango a passarinho, cuscuz, bebidas e guloseimas.

20h30: Noite da Seresta com a Orquestra Piracicabana de Viola Caipira

Dia 07/07 (sexta-feira) – Leilão de Prendas, Banda Musical e Jantar

20h: Leilão de prendas oferecidas pelos devotos do Divino, intercalando com apresentações musicais da Banda União Operária. Cozinha com leitoa pururuca, frango assado e a passarinho, cuscuz e bebidas.

22h30: Show pirotécnico.

Dia 08/07 (sábado) – Festanças Folclóricas e Jantar Musical

14h: Congada do Divino (Largo dos Pescadores)

20h: Jantar com leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas; show sertanejo com a banda Pedro e Pedrinho (Largo dos Pescadores)

Dia 09/07 (domingo) – Almoço, Festas Folclóricas e Salva de Morteiros

11h: Almoço (arroz, macarrão, leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas); show com a dupla Luis Cássio e Devair.

19h: Salva de Morteiros e encerramento da Festa

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também