Inscrições para o 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba terminam nesta sexta (23)

.

O Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Desenvolvimento do Humor Gráfico) informa que encerram-se nesta sexta-feira (23) as inscrições para o 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba. A iniciativa, que conta com o apoio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), é destinada a crianças e adolescentes de sete a 14 anos das redes pública e privada de ensino e tem por objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento crítico por meio do humor gráfico . A inscrição é gratuita.

Criado em 2002, o Salãozinho de Humor é o único salão exclusivamente dedicado ao humor gráfico infanto-juvenil do Brasil. Os trabalhos podem ser produzidos em cinco categorias: charge, tira, cartum, caricatura e animação digital (vídeos), inédita em 2017. O concurso é dividido em duas faixas etárias, de sete a dez anos e de 11 a 14 anos. Os premiados (seis de cada categoria, em cada uma das faixas etárias), recebem troféu e brindes oferecidos pela Arcor Brasil, patrocinadora do evento.

Apenas em 2016, o Salãozinho de Humor de Piracicaba recebeu cerca de quatro mil trabalhos de várias cidades do Estado além de Rio de Janeiro e Paraná – cerca de 250 foram selecionados para a exposição, que em paralelo ao 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Mantido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Diretoria de Ensino de Piracicaba, desenvolve também o programa Humor na Sala de Aula, de qualificação de professores das redes pública e privada para o humor gráfico, que apenas neste ano envolveu 50 professores na formação de multiplicadores das linguagens do humor gráfico além de outras 20 visitas em escolas, feitas pelo cartunista Erasmo Spadotto, atingindo cerca de mil alunos.

.

Cartaz deste ano tem parceria inédita com Mauricio de Sousa

Neste ano, o cartaz do Salãozinho é assinado por Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica. É a primeira vez que o desenhista, proprietário dos Estúdios Mauricio de Sousa, um dos maiores do mundo, participa de uma iniciativa ligada ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

“Toda criança adora desenhar. E por isso todo estímulo é importante para que ela consiga brincar com o brinquedo mais espetacular que ela tem – seu cérebro. O desenho é o início das invenções e da imaginação. Assim, o Salãozinho de Humor de Piracicaba, já em sua 15ª edição, é mais um estímulo nas escolas para aflorar a criatividade e o aprendizado infantil”, disse Mauricio.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também