Unimep é selecionada para Projeto Rondon em Tocantins

Foto: Arquivo
Imagem aérea do campus Taquaral da Unimep – Foto: Arquivo

Pelo sétimo ano consecutivo a Unimep participará do Projeto Rondon, dessa vez na Operação Tocantins, em janeiro e fevereiro de 2017. O projeto apresentado pela universidade ficou em 6° lugar entre os 16 escolhidos na categoria que prevê atividades nas áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde. O resultado final da seleção foi divulgado pelo Ministério da Defesa na última quarta-feira (14).

O grupo de oito alunos e dois professores da Unimep, que se prepara a partir de formação oferecida pelo Nepep (Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular) irá atuar no município de Novo Acordo, que também receberá dez rondonistas do Instituto Federal do Paraná. “O município é pequeno, o que ajuda a inserção dos alunos no Rondon. Apesar disso, a ideia é trabalhar tanto na área urbana como na rural”, explica Márcia Aparecida Lima Vieira, coordenadora do Nepep.

O Projeto Rondon é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, que mobiliza instituições de ensino superior de todo o país. A iniciativa tem como proposta o desenvolvimento local sustentável e a construção da cidadania em comunidades carentes, bem como a contribuição para o desenvolvimento do estudante enquanto profissional e como agente social.

Considerando a abrangência e alcance social do projeto, Márcia ressalta a importância do trabalho de formação dos rondonistas da Unimep, o que tem permitido uma atuação sintonizada com as demandas das localidades e cidades que são visitadas.

“A capacitação ajuda a pensar a realidade de diferentes comunidades e a atuação dos estudantes universitários nelas”, disse Márcia. O processo, segundo ela, inclui atividades teóricas e práticas, como visitações periódicas em assentamentos e quilombos e a realização do programa Unimep na Comunidade, que beneficia bairros da cidade de Piracicaba.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também