20ª Festa da Polenta começa hoje (22), em Piracicaba

20ª Festa da Polenta começa hoje (22), em Piracicaba

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A tradicional Festa da Polenta de Santa Olímpia começa hoje (22) e segue até domingo (24) celebrando em grande estilo sua vigésima edição. Quem passar por lá poderá conferir uma das mais tradicionais festas de Piracicaba, com cardápio típico, muita música, animação e danças folclóricas.

Promovida pela Associação de Moradores e pelo Circolo Trentino do Bairro Santa Olímpia, visitantes e turistas de várias partes do Brasil participam da festa com o objetivo de apreciar a cultura trentino-tirolesa do bairro. Reconhecida como um dos principais eventos tradicionais e culturais do Estado de São Paulo, a expectativa de público é de 15 mil pessoas durante os três dias. A abertura ocorre hoje (22), às 20 horas, com a apresentação da rainha Anita Stenico Correr, de 20 anos, e da princesa Graziela Correr Gomes, de 10 anos, ambas escolhidas por votação da comunidade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Todo o trabalho de organização e realização da Festa da Polenta é feito de forma voluntária pelos moradores da comunidade, com de cerca de 400 pessoas trabalhando, sendo 100 na cozinha. A renda arrecadada é revertida para o próprio bairro em projetos culturais, de infraestrutura, de esporte e saúde.

Conhecida por suas tradições e músicas típicas do Trento e Tirol a comunidade organiza a festa, em parceria com a Secretaria de Turismo, e a programação conta com missas, apresentações folclóricas de grupos trentino-tiroleses de Piracicaba e comida típicas.

A festa conta com várias atrações gastronômicas, como polenta rostida (frita), a polenta brustolada (assada na chapa), polentota (mini polenta com molho), o cuscuz, a cervela (salsichão bovino), a linguiça campestre (bauerbratwurst), a porção tirolesa (4 tipos de salsichas campestres), o canéderli (sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, linguiça e temperos diversos), um prato típico (polenta, frango ao molho, cucàgna (fritada de ovos misturados com linguiça, tomate, cebola, queijo, bacon), e o cràuti (repolho curtido, cozido com linguiça calabresa, bacon). Também serão vendidos doces e sorvetes de sobremesas, e vinho de uva, sangria, suco, água, chope e refrigerante.

A Festa da Polenta foi realizada pela primeira vez em 1992, para festejar o centenário da imigração trentino-tirolesa e repetida em 1993. Em 1999, foi realizada a terceira edição, para angariar fundos para a reconstrução do salão paroquial na comunidade. Devido ao grande interesse dos visitantes e turistas de outras cidades do Estado de São Paulo e do Brasil em prestigiar o evento, a festa começou ser realizada a partir do ano 2000, durante três dias seguidos, e desde então é realizada anualmente, completando 20 edições neste ano de 2016.

.

NOVIDADE – Para deixar o clima ainda mais especial, o Café Morro Grande montou uma cafeteria completa na festa, com quitutes feitos no capricho pelas nonas do bairro, acompanhados de opções de cafés quentinhos – combinação perfeita para o fim de semana festivo.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também