Rio Piracicaba entra em estado de alerta nesta noite após fortes chuvas na região

Foto: Sonia Marangoni / Você no Pira
Foto: Sonia Marangoni / Você no Pira

As fortes chuvas que caíram na região de Americana nesta segunda-feira fizeram com que o rio Piracicaba entrasse em estado de atenção. O comunicado foi emitido há poucos minutos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Segundo o departamento, às 21h40, na Rua do Porto, já em Piracicaba, o manancial ultrapassou a marca dos 3,2 metros de profundidade. Pouco depois, às 2210, ele subiu para 3,6 metros. Quando isso ocorre, é emitido um status de atenção para a população. Por volta das 04 horas da manhã desta terça-feira, o manancial subiu mais 12 centímetros e chegou em 3,72 metros de profundidade. Com isso, ele entrou em estado de alerta.

Foto: Lucas Lhp / Você no Pira
Foto: Lucas Lhp / Você no Pira

O aumento do nível ocorre após fortes chuvas na região de Americana que causaram diversos estrados. Em Sumaré, 1,5 mil pessoas tiveram as casas atingidas por enxurradas e um córrego, o Quilombo, transbordou interditando diversas vias. O mesmo córrego também transbordou em Nova Odessa e na própria Americana.

Se subir mais um metro, o rio Piracicaba entra em estado de emergência. Caso as chuvas continuem intensas na região de Americana e ele subir mais 1,5 metros, o manancial transborda. A possibilidade de isso ocorrer se torna grande já que a previsão do tempo aponta que por lá deve chover durante todo o dia de amanhã.

Em Piracicaba, a chuva chegou no meio da tarde, mas a intensidade aumentou no começo da noite quando houve uma forte pancada que logo passou sendo seguida por outra às 21h20.

Há relatos de que na entrada do bairro Santa Rosa para quem chega pelo shopping, as avenidas 31 de março, Armando Salles de Oliveira e parte da Doutor Paulo de Moraes perto do rio e da prefeitura houveram alagamentos e pontos interditados. Carros teriam sido arrastados próximo do teatro na Avenida Independência.

** Atualizado na terça-feira às 04h06 .

Informar Erro
Leia também