Caterpillar confirma demissão de 300 funcionários

Caterpillar confirma demissão de 300 funcionários

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após dispensar cerca de 700 profissionais em 2014, a fabricante norte-americana Caterpillar (CAT), em Piracicaba, confirmou a demissão de pelo menos mais 300 profissionais até Abril. Segundo a empresa, a medida visa adequar o quadro de funcionários com a demanda de produção.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba foi procurado pela CAT recentemente e negociou condições para suavizar as demissões. Quem for desligado da fabricante receberá além das verbas rescisórias, dois salários nominais, seis meses de convênio e um vale-compras no valor de R$ 1 mil.

Em 2014 a CAT teve, em todo o mundo, uma queda de 2,5% no seu lucro total fechando o ano com U$ 3.695 milhões de dólares, cerca de 3.259 milhões de euros.

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil registrou a maior alta desde 2013. Em Janeiro, 5,3% da população brasileira está desempregada. O número ainda é pequeno e segundo especialistas representa que não há ainda desemprego e sim um movimento de troca de postos de trabalho pela população.

Segundo Adriana Araújo Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, o alta na taxa de desemprego se dá pela dispensa dos temporários contratada para as datas festivas do final do ano. “Na passagem para janeiro, dois fatores podem estar atuando [no aumento do desemprego]: processo de início de dispensa de temporários que foram contratados anteriormente ou o processo de aumento da procura por pessoas que haviam interrompido a procura no fim do ano. Cada ano pode ter uma configuração”, disse.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também