Após reportagem do PiraNOT, vereadores questionam risco de acidentes em shopping

Após reportagem do PiraNOT, vereadores questionam risco de acidentes em shopping

Shopping Piracicaba diz que vai colaborar com as informações solicitadas pelo legislativo 

Requerimento cobra explicações sobre fiscalização em shopping - Foto: Fabrice Desmonts
Requerimento cobra explicações sobre fiscalização em shopping – Foto: Fabrice Desmonts

Após a reportagem exclusiva dada em primeira mão pelo PiraNOT no último dia 2, sobre um incidente no piso da alça de acesso ao estacionamento superior do Shopping Piracicaba que ficou danificada após uma chuva que caiu em Piracicaba, o vereador Paiva, do PT, solicitou, através de um requerimento, informações para a Prefeitura Municipal de Piracicaba sobre a fiscalização da obra de expansão do centro comercial.

Vereador teme acidente grave - Foto: Câmara de Vereadores de Piracicaba
Vereador teme acidente grave – Foto: Câmara de Vereadores de Piracicaba

Segundo a assessoria de imprensa do vereador, Paiva detalha no requerimento que, desde o início das obras de ampliação do shopping, seu mandato tem recebido informações preocupantes quanto à integridade da obra. “Como integrante do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba, foi possível conhecer os problemas enfrentados pelo Sindicato dos Empregados na Construção Civil quanto aos riscos vividos pelos trabalhadores, devido ao ritmo acelerado da construção que foi questionado por diversas vezes, gerando notificações e fiscalizações por parte do Cerest (Centro de Referência e Saúde do Trabalhador), através do Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes no Município”, relata o vereador.

Com a ocupação dos novos espaços, aumento do movimento de pessoas, aumento de veículos no novo estacionamento, grande parte ocupando a laje do prédio, novamente relatos preocupantes estão ganhando força, levantando a possibilidade iminente de acidente de grande proporção, colocando em risco a integridade de trabalhadores e usuários do centro de compras. “Estas informações detalham a existência de falhas estruturais na obra, com desníveis, erros de projetos, rachaduras, barulhos na estrutura. No dia 2 de novembro, uma forte chuva por volta das 20h causou danos no piso da alça de saída do estacionamento”, argumentou Paiva utilizando dados veiculados pela imprensa. Em resposta, o centro comercial teria confirmado a informação das redes sociais. Clientes afirmaram que ao tentar deixar o local não conseguiram usar a rampa tendo sido orientados por seguranças a dar marcha-ré e descer contra-mão uma outra alça. “O shopping ressaltou que apesar do incidente, não há ou houve nenhum tipo de dano estrutural, desmentindo boatos que circulam entre lojistas desde a inauguração da expansão no ano passado” destacou Paiva lendo um trecho da reportagem do PiraNOT.

Denúncia de clientes circularam pelo face book e foram confirmadas pelo shopping através de nota oficial ao PiraNOT - Foto: Reprodução / Facebook
Denúncia de clientes circularam pelo face book e foram confirmadas pelo shopping através de nota oficial ao PiraNOT – Foto: Reprodução / Facebook

O vereador salientou ainda que, junto ao fato concreto de estouro do piso estão outras informações de que trabalhadores estariam recebendo treinamento para evasão do local em caso de emergência. Eles também estariam sendo orientados a não frequentarem a nova ala. “Justamente por estarem no campo do incerto é que as graves informações demandam desta Casa o requerimento, como alerta ao poder público a fim de que se evite uma tragédia e também para que se coloque à frente do interesse comercial, o interesse público de preservação da vida”, finalizou Paiva.

LAUDO – Durante as discussões do requerimento, o vereador destacou Gilmar Rotta a coragem e coerência de Paiva em trazer a público o que toda a cidade está comentando. Ele sugeriu ao presidente da Câmara que a Casa solicite ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura a emissão de um laudo atestado ou não a integridade da obra.

Procurada, a assessoria de imprensa do Shopping Piracicaba informou que vai colaborar com o trabalho do legislativo.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também