Enfermeiras recebem capacitação para realizar testes rápidos

Enfermeiras recebem capacitação para realizar testes rápidos

Cerca de 80 enfermeiras da Secretaria de Saúde de Piracicaba recebem desde o mês passado capacitação para a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde do município, Moisés Taglietta, o objetivo é capilarizar a realização dos exames em todas as unidades do PSF (Programa Saúde da Família), UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRABs (Centros de Referência em Atenção Básica).

TESTES RAPIDOS
80 profissionais foram treinados – Foto: Arquivo

Realizada no anfiteatro da Casa do Médico, a capacitação será concluída neste mês de novembro. “Os testes de sífilis e das hepatites B e C são para triagem, mas o do HIV já sai com diagnóstico e por isso o treinamento é voltado aos enfermeiros com nível superior”, explica Moisés.

Segundo o diretor, atualmente os testes rápidos são realizados mediante agendamento no Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas). “Fazemos uma média de 60 testes mensais, pois o procedimento exige pré e pós-aconselhamento aos pacientes. Além disso, o teste é oferecido nas UPAs, para pacientes que são atendidos nas unidades e necessitem de diagnóstico mais rápido e também em universidades e eventos de grande circulação de público”.

Moisés afirma ainda que o grande foco da ampliação da testagem são as gestantes. “É uma ação integrada à Rede Cegonha. Além disso, queremos também levar o teste à uma população de difícil acesso, como por exemplo os dependentes químicos”, ressalta.

Texto de Rodrigo Guidi – MTM: 37756 

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também