Acontece em 28 de outubro, terça-feira, a noite de autógrafos que marca o lançamento do livro “Espaços Interativos – o design de experiência em marcas e concept stores”, de Letícia Genesini, na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Na manhã do dia seguinte, 29, a autora vai até a Unimep – campus Santa Bárbara, para um bate-papo com os alunos de Arquitetura da instituição.
O livro traz diversos exemplos reais, que vão desde instalações artísticas a lojas conceito. Além disso, a obra apresenta o esforço de grandes corporações para não apenas compor ambientes, mas, também, fundá-los em experiências marcantes, criando um universo sedutor e envolvente para o seu visitante.
A mudança de paradigmas é um dos destaques da obra, resultado do trabalho de conclusão do curso realizado por Letícia na Itália. Ao se aprofundar nas lojas conceito, o livro analisa como os novos espaços de interação e experimentação configuram as atuais experiências de compra. A obra é uma co-edição entre a nVersos Editora e o IED São Paulo (Istituto Europeo di Design), instituição de ensino que atua nos campos de formação e pesquisa nas áreas de Design, Moda e Negócios.
É importante ressaltar que essa é a primeira publicação comercial do IED no Brasil: “Além de trazer conceitos e reflexões sobre o tema, a obra relata uma série de casos bem sucedidos, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Foi pensada para profissionais de design, arquitetura, marketing, comunicação, negócios e vendas e, também, para professores, estudantes e interessados. Faz importantes cruzamentos entre design, branding e as artes,” destaca Victor Megido, diretor-geral do IED no país.
Para Letícia, essa é uma oportunidade de propor novos caminhos enquanto profissional. “É uma porta para me apresentar como designer, expondo quais são hoje, para mim, as questões importantes deste meio, abrindo novos diálogos. Mais do que uma pesquisa estética, é uma análise de comportamentos contemporâneos, evidenciando como o design pode e deve possuir um papel essencial na definição destas novas relações”, revela a Letícia. Letícia Genesini é formada em design gráfico pelo IED, de Milão – Itália, e em letras pela USP (Universidade de São Paulo).