Madelana cobra explicações sobre demora no SUS

Madelana cobra explicações sobre demora no SUS

A Vereadora Madalena cobrou explicações da Prefeitura de Piracicaba sobre a demora no agendamento e na realização dos exames de ultrassonografia e ultrassom transvaginal pela rede pública municipal de saúde. As explicações foi pedida através de um requerimento que foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira (15).

A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico baseada em imagens, que utiliza ultrassom para visualizar músculos e órgãos internos, seu tamanho, estrutura e possíveis patologias ou lesões. O ultrassom transvaginal possibilita a visualização de todo o aparelho reprodutor feminino, útero, ovários e trompas e pode ser usado para diagnosticar miomas, câncer e gravidez. Ambos os exames são importantes para verificar a saúde da mulher.

Segundo relatos de pacientes da rede pública municipal de saúde, a espera para realizar tais exames é longa, dificultando, assim, um diagnóstico e um tratamento adequados, o que pode agravar certos casos.

No requerimento, Madalena quer saber quais são os prazos mínimo e máximo para o agendamento ser feito, o motivo da demora, quais providências estão sendo tomadas para reduzir a espera e o número de ultrassons transvaginais realizados mensalmente em Piracicaba.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também