Saúde conclui treinamento sobre humanização

Saúde conclui treinamento sobre humanização

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu no mês de julho o Programa de Qualidade  no Atendimento à Saúde Pública para 255 profissionais que atuam nas quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e na COT (Central de Ortopedia e Traumatologia).

Promovido pelo NAES (Núcleo de Apoio de Educação em Saúde) em parceria com o curso de psicologia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), o projeto foi solicitado pelo secretário Pedro Mello e teve o objetivo de promover a humanização do atendimento prestado pelos profissionais.

Divididos em grupos de 30 pessoas, os profissionais fizeram a reflexão sobre temas como comunicação, relação interpessoal, trabalho em equipe e humanização.  “Realizamos viv~encias concebidas como instrumentos facilidatores do movimento de constituição dos indivíduos e do grupo para melhora a qualidade das relações sociais. Os participantes foram levados a repensar seus valores, condutas e atitudes”, afirma a psicóloga Marília Gabriela Mosca Mota, responsável pela capacitação.

Durante o curso, os participantes sugeriram melhorias em três áreas (ambiente de trabalho, funcionário e equipe). “As técnicas aplicadas ao tema da humanização despertaram o interesse dos membros dos grupos e criaram um clima de participação, cumplicidade e abertura ao aprendizado”, afirmou Marília.

O objetivo, segundo Pedro Mello, é estender a capacitação para toda a rede de saúde do município. “Nesse primeiro momento focamos os profissionais das UPAs e da COT, mas nossa ideia é que todos os nossos profissionais passem por esse treinamento, que irá contribuir para um atendimento mais humanizado da população”, disse.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também