"De olho nas metas" aponta que prefeito vem cumprindo promessas de campanha

“De olho nas metas” aponta que prefeito vem cumprindo promessas de campanha

Segundo dados da nova ferramenta “De olho nas metas”, lançado hoje (30), no teatro do Sesc, pelo Observatório Cidadão de Piracicaba, o atual prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato do PSDB, vem cumprindo com a maioria de suas promessas eleitorais divulgadas em uma cartilha durante campanha em 2012.

Com base no documento da campanha, números do Plano de Governo, da Prefeitura, do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e outras instituições que forma o Observatório, foram traçados méritos para acompanhar o cumprimento do que foi chamado de metas.

Segundo o assessor do programa Cidades Sustentáveis, Américo Sampaio, existe uma lei que deverá ser votada entre o final deste ano ou mais tardar no próximo que irá obrigar todas as esferas públicas de governos a criar um documento chamado de “Plano de metas”. Essa lei já existe na cidade de São Paulo onde a população pode acompanhar de perto o trabalho do governo. “Desde que foi implantada em São Paulo a população deu um salto muito grande em qualidade e participação na politica. Ao menos 40 cidades já tem essa lei” comentou.

Em Piracicaba ainda não existe esse documento o que dificultou o levantamento dos dados. No total, Ferrato fez 91 promessas sendo que a ferramenta vai acompanhar apenas 26 delas ligadas ás temáticas de meio ambiente, saneamento, mobilidade urbana, participação social e transparência. As demais não foram monitoradas devido fugir do assunto dos especialistas envolvidos atualmente no projeto.

“O Observatório está de portas abertas para outras instituições que tenham experiência e que queiram participar do nosso monitoramento trazendo ai conhecimentos em outras áreas” comentou Luis Fernando Iozzi Beitum, coordenador técnico da construção do “De olho nas metas”.

Segundo os dados do primeiro ano de gestão do prefeito, algumas promessas foram cumpridas em 100% como é o caso da construção da terceira ET da cidade. Outras estão no caminho como, por exemplo, a pavimentação de 43% de 115 mil m² de ruas e avenidas e a ampliação da coleta seletiva de lixo em 12% de um total de 432 toneladas por mês. De outro lado existem outras que ainda não saíram do papel como a construção do novo aterro sanitário e de 15 novos ecopontos.

Informar Erro

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo.

Leia também