sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
NOTÍCIAS

Pesquisas apontam que álcool é a porta de entrada para drogas pesadas

Por Júnior Cardoso
27/04/2013 às 17:00
⏱️ 1 min de leitura
💬 RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

O consumo de bebidas alcoólicas vem entrando cada dia mais cedo na vida dos adolescentes e os leva com mais facilidade para o uso de drogas pesadas segundo apontou pesquisas recentes divulgadas por instituições e órgãos brasileiros.

Segundo o Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), o consumo de álcool por adolescentes de 12 a 17 anos já atinge 54% dos entrevistados e desses, 7% já apresentam dependência.

Com um número cada vez mais alto de pessoas consumindo, a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que o álcool mate 320 mil jovens todos os anos e está entre as principais causas de adoecimento e morte no Brasil.
A pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontou ainda mais de 60 tipos de doenças ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas.
A maioria dos jovens que iniciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas.

Sobre o Autor

Júnior Cardoso

Diretor, editor chefe e jornalista do PIRANOT. Começou a trabalhar em 2007, aos 14 anos, quando lançou seu primeiro blog na internet. Em 2011, criou o PIRANOT e fez parte, por três anos, de um programa da extinta TV Beira Rio. Estudou jornalismo na UNIMEP e assessoria de imprensa no SENAC. Fez estágio na Câmara de Vereadores e teve passagens por duas rádios de Piracicaba.

Leia Também