Córrego do Enxofre passará por processo de limpeza na próxima semana

Publicado no dia 13/04/2018 às 11:24Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa que vai reunir pelo menos sete secretarias e autarquias, inicia na próxima segunda-feira (16), a limpeza do córrego do Enxofre. Inicialmente a ação irá se concentrar no trecho entre a Rua Arthur Madeira e Avenida Raposo Tavares.

Foto: Felipe Ferreira

De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, serão retirados de dentro do córrego e das suas margens, lixo, entulho, galhos de árvore e pedaços de madeira que obstruem a passagem da água e prejudicam a paisagem. Serão utilizadas na operação uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, uma motosserra e três caminhões.

Participam da operação, além da Defesa Civil, o Instituto de Pesquisas e Planejamento (Ipplap), Semae, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap), além da empresa Águas do Mirante, responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade.

“O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, o que pode causar alagamentos, mau cheiro e poluição visual. É importante destacar que não há necessidade alguma de descartar esses materiais em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios, já que o município dispõe de coleta seletiva de lixo e também de Ecopontos, que recebem entulho”, enfatiza Melo. Se não chover durante a operação, os trabalhos devem ser concluídos em três dias.

A operação de limpeza de córregos na cidade teve início em fevereiro, com ação no entorno do curso de água que corta a comunidade da Portelinha. Ao final dos trabalhos nesse local foi retirado material suficiente para encher 33 caminhões.

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.

Qual sua opinião? Comente!