O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) correspondente a abril subiu 5,72% na comparação com o mês anterior (março), passando de 100,32 pontos para 106,06. Em sua decomposição: tanto ICA (Índice de Confiança Atual) quanto ICF (Índice de Confiança Futura) observaram resultados positivos de 9,99% e 4,58% respectivamente.
SEGMENTOS – Uma leitura mais aproximada sobre o levantamento – que é realizado pela Ejea/Esalq (Empresa Junior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) – permite a observação de um bom desempenho em todos os segmentos de mercado observados.
Três setores analisados pela pesquisa: Alimentação, Vestuário e Higiene e Cuidados Pessoais observaram crescimento em seus índices gerais: 1,98%, 0,82% e 15,20% respectivamente. Apenas o setor de Habitação observou pequena queda de 0,54% em seu índice geral.
Na análise dos quesitos de cada setor, o destaque ficou para o segmento de Vestuário, que observou um incremento de 44,08% no subíndice: Economia Atual.
“Na análise ampla do índice, podemos perceber que, gradualmente, os varejistas vêm mantendo o otimismo sobre o desempenho do setor. Isoladamente, podemos perceber que, no período, os segmentos que se destacaram foram: Vestuário e Higiene e Cuidados Pessoais. O primeiro por conta do otimismo do setor com relação à economia atual. O segundo por conta de seu desempenho geral. Talvez, a proximidade com o Dia das Mães e uma possível procura por presentes para a data, como: itens de perfumaria e roupas, pode estar por trás do comportamento desses números. A chegada do frio, que é outro elemento que atrai a busca de consumidores por artigos da moda Outono-Inverno, também pode ser outro indicativo”, avalia Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi.
ICV-P – O indicador tem o objetivo de divulgar aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas. O cálculo do índice passou por mudanças em sua metodologia e, para uma análise mais elaborada sobre o setor varejista de Piracicaba, a pesquisa passou a apurar de maneira geral e segmentada as expectativas dos empresários.