Projeto Jovens Músicos abre 110 vagas gratuitas

Publicado no dia 11/03/2017 às 09:47Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

O Projeto Jovens Músicos oferece 110 vagas para alunos iniciantes e para novos componentes, músicos em nível avançado na Orquestra Filarmônica de Piracicaba. Os interessados podem se inscrever gratuitamente de 15 a 24 de março pelo site filarmonicapiracicaba.com.br.

Fundado em 2010, o projeto visa formar e identificar novos talentos da música de concerto, bem como firmar a socioeducação na cidade através do ensino da música. Atualmente, o projeto compreende a Orquestra Filarmônica, Orquestra Infanto Juvenil, Quinteto de Metais, Grupo de Metais, Quarteto de Trompas, Corais Infantil e Juvenil e promove Concertos Didáticos em escolas municipais e estaduais de Piracicaba.

Viabilizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Associação Amigos da Música de Piracicaba (AMPI) por meio da Lei Rouanet e do Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto conta atualmente com os patrocínios da Caterpillar Brasil, Supermercados Pague Menos, Oji Papéis Especiais e apoio da Bom Peixe.

As vagas são para o aprendizado de canto coral, iniciação musical na bandinha rítmica, flauta doce e também para os seguintes instrumentos de orquestra: violino, violoncelo, viola de arco, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa e tuba.

No coral infantil, as vagas são para crianças de 07 a 12 anos, coral juvenil de 13 a 17 anos, iniciação musical com bandinha rítmica de 07 a 09 anos, iniciação com flauta doce de 09 a 11 anos, instrumentos de orquestra para iniciantes de 9 a 14 anos e quem já toca um instrumento e quer receber aperfeiçoamento até 25 anos. “É importante ressaltar que os candidatos passarão por avaliação socioeconômica, além da seletiva onde analisaremos o interesse do candidato, a disponibilidade de tempo e também vamos realizar uma pequena análise de aptidão musical”, explicou o coordenador, maestro Anderson de Oliveira.

A aulas do projeto são realizadas no Clube Coronel Barbosa e os ensaios da orquestra na Società Italiana em Piracicaba.

.

Orquestra Filarmônica tem inscrições para novos músicos:

Músicos de nível avançado, habilitados em violino, violoncelo, contrabaixo, clarineta e oboé também terão chance de conquistar vaga na Orquestra Filarmônica. Os integrantes da orquestra receberão bolsa incentivo e podem participar de aulas especiais e masterclasses realizados pelo Projeto Jovens Músicos.

No ano passado, a Orquestra Filarmônica de Piracicaba se apresentou em Piracicaba, cidades da região e na capital paulista. Os músicos participaram de memoráveis concertos, sob a regência do maestro Anderson de Oliveira com participações de instrumentistas como Eliane Tokeshi, Luís Rabello, Wilson Sampaio e ainda concertos especiais com as cantoras Leila Pinheiro e Mafalda Minnozzi.

Qual sua opinião? Comente!